segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Não seja cúmplice. Colabore contra o abuso sexual infantil

CAMPANHA – Adultos próximos a crianças devem estar atentos aos sinais de abusos sexuais.
  Por Secretaria de Comunicação Social
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br





 
Ligue para 100 ou 181 para fazer a denúncia ou vá até o Conselho tutelar ou na Delegacia de Polícia Civil. O serviço funciona 24 horas por dia  
Pesadelos e distúrbios do sono, isolamento, mudança de personalidade, retomada de comportamentos de quando tinha pouca idade (como fazer xixi na cama), medo inexplicável de pessoas ou lugares em particular, medo da intimidade (evita proximidade, abraço, afago com os outros), brincadeiras sexualizadas, podem ser sinais de que a criança esteja sofrendo abusos sexuais.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Twitter e no Facebook
Nos casos em que os familiares ou pessoas próximas são os agressores, a criança ou o adolescente pode ficar com medo de contar por estar sendo coagido ou ameaçado. É importante que os pais estejam abertos a ouvir as queixas dos filhos e levem em consideração que a criança precise se sentir segura e acolhida para revelar o que está acontecendo. Além disso, vizinhos, professores ou outras pessoas que estão sempre próximas à criança também devem estar atentas aos sinais, e denunciar quando notar que há algo errado acontecendo.
Abuso sexual não é somente o ato em si, mas também toques nas regiões íntimas, forçar a criança a tocar um adulto de forma a satisfazer desejo sexual, forçar a crianças a ter relação sexual com outras crianças ou adultos e usar o menor em apresentação sexual como fotografia, brincadeira, filmagem ou dança, sendo material obsceno ou não. Tudo isso é crime.
Por vergonha ou medo do que podem pensar, muitos pais acabam não denunciando quando percebem que o filho está sendo abusado. Eles podem até solucionar o problema e ir para longe do agressor, mas é importante que aconteça a denúncia para a justiça tomar as decisões cabíveis.
Ao identificar uma criança ou adolescente vítima de abuso, é necessário que a pessoa deixe claro que está disposta a defendê-lo e posteriormente deve fazer a denúncia pelos telefones 100, 181, ou pessoalmente no Conselho Tutelar ou na Delegacia de Polícia Civil.
A Prefeitura de Itanhaém por meio da Secretaria de Trânsito e Segurança Municipal está divulgando desde o ano passado, uma série de anúncios institucionais voltados para a população. Serão divulgados temas como a homofobia, violência contra o idoso, entre outros.

http://www.itanhaem.sp.gov.br/noticias/2014/setembro/Nao_seja_cumplice_Colabore_contra_abuso_sexual_infantil.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário