segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Primavera

Nesta época do ano a Natureza se torna mais bela que nunca, vestindo-se de flores das mais variadas cores, dos mais ricos matizes, de intensos e diversos perfumes. Este clima propicia o começo do período reprodutivo de muitas árvores e plantas. É o nascimento da primavera, que reinstala a alegria e o colorido, depois de uma era cinzenta e fria. Ela prepara a vinda do Verão, com seu intenso calor.
Foto: Mayovskyy Andrew / Shutterstock.com
Foto: Mayovskyy Andrew / Shutterstock.com
Os animais e os vegetais reanimam-se ao longo do espaço onde a Primavera retorna. Seu início no Hemisfério Norte, onde é conhecida como Primavera Boreal, coincide com o equinócio do mês de março, o qual ocorre no dia 20, e encerra-se em 21 de junho, com o início do Solstício. Já no Hemisfério Sul tem lugar a Primavera Austral, com seu ponto inicial no dia 23 de setembro, durante o equinócio, e sua conclusão no solstício de Dezembro, no dia 21.
No dia em que se concretiza o equinócio, dia e noite são portadoras do mesmo tempo de duração. À medida que o tempo passa, os dias tornam-se mais longos e as noites mais curtas.
Em nosso país a Primavera provoca alterações nos regimes pluviométricos e nas temperaturas. Períodos de chuvas começam a chegar em grande parte do Brasil, mais ou menos no fim das tardes, devido à intensificação do calor e da umidade, típicos desta estação. No Sul as mudanças são quase imperceptíveis, enquanto no Nordeste persiste a seca. A região mais atingida pelo forte calor é a Centro-Sul, mas as massas de ar frio não são incomuns neste local.
As temperaturas aumentam gradualmente, da mesma forma que as águas do mar também se aquecem cada vez mais. Mas o clima é geralmente mais ameno que o do Verão. A poesia desta estação é inegável, pois ela é inspirada pela presença de flores como a Margarida, o Pingo de Leite, a Rosa, o Girassol, bem como por jasmins, hortênsias, hibiscos, lágrimas-de-Cristo, crisântemos, narcisos, violetas, damas-da-noite, entre outras.
Neste período as pessoas vão despertando, saindo de seus casulos, dão mais atenção aos seus jardins, cultivam flores, plantas e árvores. A alegria toma conta não só dos corações humanos, mas também dos animais, que também saem de seus refúgios e passam a circular com mais intensidade no alto e na terra.
As cores sofrem profundas transformações, contagiando todos os recantos atingidos pela chegada da Primavera, que inspira poetas e artistas de todas as esferas. Os raios de sol começam a se aproximar cada vez mais destes espaços coloridos, intensificando os diversos matizes com sua luz dourada. A Natureza finalmente se espreguiça e renasce. Neste período percebe-se mais claramente o caráter cíclico das estações do ano, pois se no Outono há o declínio, no Inverno a velhice e a esterilidade, na Primavera há o renascimento, a infância e a juventude, preparando a Natureza para o auge de seu esplendor, no Verão.
Fontes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Primavera
http://www.releituras.com/cmeireles_primavera.asp
Houaiss, Antônio – Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa – Editora Objetiva – Rio de Janeiro – 2001.
 
http://www.infoescola.com/clima/primavera/
 

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Professores destacam trabalho da rede municipal na avaliação do Ideb.

Publicada em: 12/09/2014 -



DESEMPENHO - Para profissionais da rede de ensino, avaliação positiva é fruto da parceria entre equipe pedagógica e estudantes


Por Secretaria de Comunicação Social
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br

Os resultados apresentados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que apontam crescimento contínuo de escolas municipais de Itanhaém, foram destacados pelos professores da rede como fruto do trabalho em equipe desenvolvido nas unidades.
Para os educadores, a união de esforços foi determinante para a obtenção do índice positivo
Para os educadores, a união de esforços foi determinante para a obtenção do índice positivo
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Twitter e no Facebook
A Escola Municipal Professora Diva do Carmo Alves de Lima obteve 6,4 na avaliação dos 5º anos, superando a meta para 2021 (6,3). A nota ultrapassou a projeção calculada para os próximos sete anos.
O comprometimento demonstrado por professores e estudantes foi o fator que influenciou no bom desempenho escolar dos 5º e 9º anos, divulgado no último dia 5, pelo Ministério da Educação (MEC). O trabalho desenvolvido na rede municipal ganha visibilidade pelas ações envolvendo projetos de incentivo à leitura, jogos matemáticos, entre outras atividades.
“Isso só foi possível graças à parceria de um grupo unido, que acredita no desempenho dos alunos. Nós fizemos um trabalho antes da aplicação da Prova Brasil com simulados para que eles se preparassem melhor”. A afirmação é da professora do 5º ano, Ivany dos Santos Cabral Pereira, da Escola Municipal Elga Reis, que conquistou meta prevista para 2019, com índice de 6,4.
A Escola Municipal Olga Lopes de Mendonça, localizada na região do Gaivota, atingiu 6,2. O resultado ultrapassou a projeção para 2017 (6,0). “Nós ficamos felizes porque a escola deu um salto grande. É um incentivo para as crianças que farão a prova no ano que vem”, explica a professora Gracieli Deo Lara.
Já nos 9º anos, o destaque foi para a Escola Municipal Bernardino de Souza Pereira com a pontuação de 5,0, alcançando a meta estipulada. O desempenho revelado nas notas animou a professora de Língua Portuguesa, Helen Cristina dos Santos Andrade, que atribui a conquista à equipe da escola. “Durante o recesso escolar até a chegada da Prova Brasil fizemos diagnósticos, simulados, revisões de atividades e apostila de férias”, explica Helen.
Além da Escola Municipal Bernardino de Souza, alcançaram o índice as escolas municipais Eugênia Pitta Rangel Veloso (4,2) e Noêmia Salles Padovan (4,7).
A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Luci Cristina Charif, ressaltou o empenho dos professores, gestores escolares e todos os funcionários para que o Município alcançasse o índice alto. “Esse resultado foi fruto de um esforço coletivo. Todos possuem uma parcela de contribuição nesse índice alcançado”. 

http://www.itanhaem.sp.gov.br/noticias/2014-09-12-Professores_destacam_trabalho_da_rede_municipal_na_avaliacao_do_Ideb.php

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Não seja cúmplice. Colabore contra o abuso sexual infantil

CAMPANHA – Adultos próximos a crianças devem estar atentos aos sinais de abusos sexuais.
  Por Secretaria de Comunicação Social
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br





 
Ligue para 100 ou 181 para fazer a denúncia ou vá até o Conselho tutelar ou na Delegacia de Polícia Civil. O serviço funciona 24 horas por dia  
Pesadelos e distúrbios do sono, isolamento, mudança de personalidade, retomada de comportamentos de quando tinha pouca idade (como fazer xixi na cama), medo inexplicável de pessoas ou lugares em particular, medo da intimidade (evita proximidade, abraço, afago com os outros), brincadeiras sexualizadas, podem ser sinais de que a criança esteja sofrendo abusos sexuais.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Twitter e no Facebook
Nos casos em que os familiares ou pessoas próximas são os agressores, a criança ou o adolescente pode ficar com medo de contar por estar sendo coagido ou ameaçado. É importante que os pais estejam abertos a ouvir as queixas dos filhos e levem em consideração que a criança precise se sentir segura e acolhida para revelar o que está acontecendo. Além disso, vizinhos, professores ou outras pessoas que estão sempre próximas à criança também devem estar atentas aos sinais, e denunciar quando notar que há algo errado acontecendo.
Abuso sexual não é somente o ato em si, mas também toques nas regiões íntimas, forçar a criança a tocar um adulto de forma a satisfazer desejo sexual, forçar a crianças a ter relação sexual com outras crianças ou adultos e usar o menor em apresentação sexual como fotografia, brincadeira, filmagem ou dança, sendo material obsceno ou não. Tudo isso é crime.
Por vergonha ou medo do que podem pensar, muitos pais acabam não denunciando quando percebem que o filho está sendo abusado. Eles podem até solucionar o problema e ir para longe do agressor, mas é importante que aconteça a denúncia para a justiça tomar as decisões cabíveis.
Ao identificar uma criança ou adolescente vítima de abuso, é necessário que a pessoa deixe claro que está disposta a defendê-lo e posteriormente deve fazer a denúncia pelos telefones 100, 181, ou pessoalmente no Conselho Tutelar ou na Delegacia de Polícia Civil.
A Prefeitura de Itanhaém por meio da Secretaria de Trânsito e Segurança Municipal está divulgando desde o ano passado, uma série de anúncios institucionais voltados para a população. Serão divulgados temas como a homofobia, violência contra o idoso, entre outros.

http://www.itanhaem.sp.gov.br/noticias/2014/setembro/Nao_seja_cumplice_Colabore_contra_abuso_sexual_infantil.html